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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A evolução natural das Mídias Sociais


Audiência e interatividade em mídias sociais criam novos padrões de comportamento em um meio em constante transformação. Isso impacta você como consumidor de massa e de nicho ao mesmo tempo.

Em mídias sociais, você pode encarar as novidades como movimentos cíclicos. Quem afirma é o papa da mídia, o holandês Geert Lovink. Isso explica o porquê de uma hora quem está em voga é o Second Life, depois o Orkut, e já mais à frente aparece um movimento em direção ao Facebook (e agora é a vez do Twitter e Sonico fazerem barulho por aqui).

Mas você sabe o que vem depois disso? Já ouviu falar do Gengibre, Seesmic ou Tumblr? Surfar essa onda não é fácil, pois novidades surgem a cada dia. Porém, por trás disso tudo há algo muito mais relevante do que o meio onde o internauta trafega: comportamento X acesso à tecnologia.

Em um momento em que personagens da blogosfera correm atrás de um milhão de seguidores no Twitter, essa discussão vem bem a calhar. Seja você dono de um negócio no mundo off line ou pai de um adolescente (que há tempos não vê TV nem lê jornal), em ambos os casos, faz-se necessário saber que o acesso a tecnologias digitais criou comportamentos que estão intimamente ligados a padrões de consumo – para sempre.

As redes e suas mídias unem pessoas com as mesmas afinidades, que antes estavam separadas geograficamente, por status social e econômico, por etnia ou religião. Essas pessoas criaram seus nichos e, de certa forma, participam de “movimentos de massa” ao se juntar àqueles que pensam e agem de maneira semelhante.

Essa nova geração – com comportamento conflitante em relação à geração anterior – é formada por pessoas que agora se conectam por paixão. Seus interesses ou atividades conduzem suas prioridades e atitudes. As coisas que as pessoas gostam ou desgostam são formadas umas a partir das outras em um mercado onde o modelo que funciona melhor é o coletivo.

Está aí do Irã e sua revolução 2.0. Como empresários, educadores, administradores (públicos e privados) estão se preparando para esse novo cidadão? O que eles devem fazer para atrair a atenção para seu conteúdo, criando identidade para atingir a massa em seus micro nichos?

Nessa caminhada, temos observado uma tendência de fazer com que a web vire uma grande mídia. A tal da Social Web. Prova disso são as empresas mais antenadas, que viram na criação de suas próprias redes, sob suas bandeiras, a chance de atender e satisfazer seus clientes – e, de certa forma, controlá-los.

Se você está no barco daqueles que lidam com clientes que querem entrar nessa seara, fazer o reconhecimento do cenário e traçar estratégias de relacionamento e geração de conteúdo relevante para uma massa catalogada em micro nichos é essencial. Trata-se de um trabalho no qual explicação, atendimento e argumentação com clientes e formadores de opinião são pilares para amenizar situações desagradáveis e festejar o sucesso de uma marca junto aos seus consumidores.


fonte: http://www.ideiasa.com/thebuzz/a-evolucao-natural-das-midias-sociais/

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